Profissão: Jornalista.

by - 23.4.13


Holá chicos, tudo em riba?
Hoje é um dia muito especial para o blog: dia da seção que mais assusta os adolescentes. Há pouco tempo leia-se dias haha eu ainda estava procurando o máximo de informações possíveis sobre como é a vida de cada profissional para poder então escolher o que quero ser. Eu fiz dois anos de direito e descobri que é uma bela profissão, só não é para mim!
Mas, o importante é que eu decidi o que quero cursar e para inaugurar de um jeito bem legal, convidei o meu parceiro de crime amado amigo Alex,  para dar o ar da sua graça e nos contar, de uma forma que só ele consegue, as maravilhas e decepções da vida de jornalista ou quase isso!
Ele me deu livre acesso para adaptar o seu texto ao meu blog mas, eu gostei tanto dele na íntegra que resolvi compartilhar com vocês... Ah, e dá uma passada lá no blog dele, vale a pena!

E Alex, à você, meu muito obrigada. Estamos juntos contra o mundo! hahahaha 
Amo você 



Jornalista, eu?

Eu sempre ficava fascinado quando assistia Smallville e via a Lois Lane e o Clark trabalhando naquela redação de jornal, e isso me maravilhava!!! Acho que foi a partir daí que meu interesse por jornalismo se aguçou. Também quando pequeno, uma tia minha que trabalhava no Estadão, me levou para conhecer o local e então a partir desse momento eu me apaixonei por jornalismo. Mas só declarei casório eterno quando sem querer querendo acabei indo trabalhar na revista mais cobiçada por todas as jovens adolescentes desse Brasil, a Capricho!!! Trabalhar lá era como ir a um parque de diversões, era uma aventura emocionante a cada dia!
Então, fazer jornalismo, não foi uma escolha difícil. Difícil era o futuro incerto que me aguardava. Receios de não conseguir emprego ou não ser um bom jornalista etc. Mas por fim, ingressei na universidade e entrei em um êxtase constante de amor incondicional pela profissão. A grade de aulas era perfeita e eu só tinha vontade de estudar cada vez mais, foi como um primeiro amor. Contudo, a ansiedade de já começar a por em prática o que aprendia na teoria era muito grande, e eu só pude começar a partir do segundo ano.  Mas antes de falar das minhas insanas experiências, gostaria de compartilhar os meus desapontamentos.
Entrei em depressão profunda quando descobri que teria adequar o meu texto a qualquer lugar que eu entrasse, pois cada editoria tem um público alvo que entende um tipo de linguagem, mas é bom saber ser flexível com isso, pois nunca faltará um job para fazer! Outra coisa que martelava muito no meu cérebro doído, era que, apesar de toda ideologia e pensamento comunista/marxista que temos no primeiro ano da faculdade não poderíamos fazer muito “barulho” nos lugares que trabalharíamos, já que não podemos falar o que queremos diante a dominação e criação do pensamento da sociedade, já que é de nossa autoria elaborar a opinião pública. Mas depois de tanto nos batermos contra a parede, acabamos aceitando esses empecilhos e criamos outros meios para expressarmos o que realmente queremos gritar ao mundo (como um blog).
Chegando ao segundo ano da faculdade, começaram a entrar as matérias especificas e com isso os trabalhos de campo e outros que envolviam “colocar a mão na massa”. Está sendo muito legal essa nova etapa, mas a minha maior e melhor experiência como jornalista até agora, foi por autonomia minha. Uma ídola minha veio ao Brasil e eu não deixei essa chance escapar. Consegui me credenciar como jornalista e fui a uma saga insana atrás dela, por uma entrevista. Você pode ler sobre isso aqui!! O que eu aprendi com essa aventura adolescente? Que muito do que precisamos na profissão não se aprende na faculdade, e sim nos perrengues que a profissão nos traz!
Por fim, gostaria de dizer, que sim, a profissão de jornalismo é uma das melhores na minha opinião, e como todas as outras, tem os seus pontos positivos e negativos, mas nada paga o prazer que sentimos ao vermos algo escrito por nós sendo elogiado ou fazendo repercussão. Como sempre gostei de escrever, para mim, é um deleite, mas se o assunto é aparecer na televisão, eu já vou colocando um pé para trás... rs

Bjssssssssssss  ♥

Fala aí, não dá uma vontadezinha de se aventurar nesse mundo? 
Alex, obrigada mais uma vez e leitores e leitoras, espero de coração que tenham gostado!

Nos vemos amanhã!




You May Also Like

3 comentários

  1. Olá Ana, faz um tempinho que não leio seu blog, por falta de tempo e taus, me lembro que a ultima vez que conversei com você no chat do face você disse que havia decidido não fazer direito. Eu achei muito motivadora a sua determinação, e agora saber que você optou por algo que gosta, me deixa mais feliz ainda, na verdade acredito que esse é o mal de começar uma faculdade assim que saímos do ensino médio, muitas vezes não temos referencias e nem vivencias do que realmente pode ser bom a nós, e jornalismo é muito legal. Parabéns por sua decisão e boa sorte ^^
    Bjos :*

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela abertura que você me deu no seu blog, é uma HONRA enorme, não tenho palavras para agradecer.
    Você sabe que sempre poderá contar comigo, e sempre que tiver algum problema relacionado com jornalismo, fale comigo que eu também tenho muitos problemas, e aí juntamos os nossos e jogamos tudo pra cima ok? hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Olá Jennifer, muito obrigada pelo carinho, meu bem. Isso faz muita diferença quando passamos por momentos de indecisão! Eu não me arrependo dos meus anos de direito mas, fico muito feliz por ter encontrado meu caminho. Te desejo o melhor, beijos.


    Arex, amado Arex, eu que lhe agradeço de coração pela oportunidade e sua disponibilidade de fazer parte desse lugar que é tão importante para mim. Eu te amo muito e pode deixar que jogaremos mesmo <3

    ResponderExcluir